Laboratório Móvel da Funasa analisará poços que fornecem água para Regência

Os moradores de Regência vão poder atestar a qualidade da água dos poços construídos na vila a partir desta semana. Através de solicitação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares, o governo federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde, enviou a Linhares um furgão adaptado com laboratório móvel.

O diretor do SAAE, Gelson Suave, explica que serão analisados poços em regiões estratégicas. "Estamos atendendo a um anseio da comunidade. Vale destacar que os técnicos vão analisar poços em diferentes regiões porque, em alguns casos, trata-se do mesmo lençol freático", informa.

De acordo com farmacêutico bioquímico da Funasa, Sebastião Werneck, serão feitas análises para verificar se a água coletada em alguns poços da comunidade está em conformidade com a portaria 2914 do Ministério da Saúde, que dispõe do procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

"A gente faz uma análise do cenário dessa água, ou seja, como ela é coletada e transportada. O laboratório móvel conta com modernos equipamentos que analisam diversos parâmetros da água como: a turbidez, cor aparente, índice bacteriológico, análise de ferro e cloro residual. Aqui, nós faremos um relatório preliminar e, se for necessário, faremos também a coleta e o transporte dessa água para o nosso laboratório no Rio de Janeiro, que terá condições de avaliar se há a presença de metais", explicou Sebastião.

O trabalho está sendo realizado por uma equipe da Funasa composta por um farmacêutico bioquímico e três servidores da instituição. Os resultados das análises feitas serão divulgados para os moradores da comunidade.