Moradores, turistas e prefeitura se unem na 7ª Limpeza Ecológica do rio Barra Seca

Teve gente de barco, moto aquática e a até mesmo a pé. Todos com o mesmo objetivo: retirar do rio, mangue e lotes baldios da comunidade de Barra Seca o lixo depositado de forma indevida e que causa sérios prejuízos à natureza. A ação aconteceu no último sábado (5) e contou com a participação de 80 pessoas.

Essa foi a sétima edição da Limpeza Ecológica do rio Barra Seca. O trabalho foi intensificado e até o lixo das ruas do vilarejo foi recolhido. A ação acontece geralmente no mês de dezembro, faltando pouco tempo para o verão.

"É uma forma da comunidade se preparar para a chegada do verão e para receber os turistas. Nós trabalhamos não só com a limpeza, mas também com a conscientização de pescadores, turistas e os próprios moradores para manter limpo o nosso balneário", disse o vice-presidente da Associação de Moradores de Barra Seca, Flávio Messias.

Durante a limpeza, uma garrafa pet com óleo lubrificante foi encontrada jogada às margens do rio. Além da garrafa ser de plástico, material que demora muito tempo para se decompor e pode ser confundido por alimento pelos animais, o óleo poderia contaminar o manancial.

"É uma quantidade significativa de óleo e se tivesse contato direto com o meio, causaria um impacto significativo. Apenas uma gota de óleo contamina mil litros de água", explica o biólogo Luciano Cabral.

A Limpeza Ecológica do rio Barra Seca pela primeira vez contou com a parceria da Prefeitura de Linhares nesta 7ª edição. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Paneto, disse que essa parceria é fundamental para que o trabalho tenha bons resultados.

"Pela primeira vez houve uma parceria da comunidade com a Prefeitura de Linhares. A parceria foi importante, pois agora vamos intensificar o trabalho de conscientização com os turistas e os próprios moradores. Deixamos na comunidade 24 tambores para que todos depositem seu lixo no lugar correto", disse o Secretário.