Curso gratuito ensina professores a usar flauta para introduzir música em sala de aula

Um grupo de 18 alunos, formado em sua maioria por profissionais da área educacional, passou os últimos nove meses aprendendo a tocar flauta doce no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação de Linhares. O curso "Sopro Novo" foi oferecido em parceria com a Yamaha Musical do Brasil, uma das maiores fabricantes de instrumentos do mundo.

Michele Almeida Gonçalves Maciel foi a monitora local do projeto, encontrando os alunos semanalmente para os estudos. "Além das monitorias semanais, eles tiveram seminários e conheceram até professores de fora para aprender a tocar a flauta doce em suas variações soprano e contralto", explica.

Ainda de acordo com Michele, não é preciso ter nascido com algum dom para aprender música. "Eles estão se abrindo para a linguagem musical, o que é direito de todos. No passado, acreditava-se, e até hoje as pessoas ainda têm essa ideia, de que música é só pra quem é dotado por Deus, o que é uma inverdade. Todos nós podemos aprender música", garante a monitora.

Ao final, os alunos do curso devem se apresentar num recital com um professor da Yamaha na plateia para receberem seus certificados. No recital da turma linharense, que aconteceu na noite do último sábado (5), Leones Nascimento representou a fabricante de instrumentos.

"A Yamaha começou esse projeto há mais de 10 anos e ele já existe até em outros países", conta Leones. "O objetivo central é difundir a educação musical nas diversas camadas da sociedade, com enfoque na leitura musical por meio de vários cadernos. Assim, o profissional da educação pode começar na flauta doce e migrar para outros instrumentos. Eles serão os multiplicadores desse conhecimento musical nas salas de aula", afirma.

Para o secretário de Educação de Linhares, Sérgio Lopes, o recital do curso "Sopro Novo" foi a finalização perfeita para um ano bem sucedido no Centro de Formação. "Eu agradeço o empenho da equipe do Centro de Formação, pois conseguimos mais de 1.200 cursistas em 2015. Estamos muito satisfeitos porque deu certo e agradecemos a parceria da Yamaha. Em Linhares essa é a segunda vez que esse curso acontece, mas é a primeira com parceria da prefeitura", disse.

O recital contou com canções como "Ode to Joy", de Beethoven, "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, "Imagine", de John Lennon, e as natalinas "Boas Festas", "Bate o Sino" e "Noite Feliz". A apresentação aconteceu no Centro Cultural Nice Avanza e a plateia aplaudiu de pé.