Dia Mundial de Luta contra a Aids é lembrado com caminhada pelo Centro

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta terça-feira, 1º de dezembro, as ruas do Centro de Linhares foram tomadas por profissionais da saúde que tinham apenas um objetivo: conscientizar a população sobre os cuidados com a doença. A ação foi promovida pelo programa DST/Aids e contou com a participação de diversas entidades do Município.

A caminhada partiu do Núcleo de Apoio às Políticas de Saúde – NAPS, localizado na Avenida João Felipe Calmon, e seguiu para a Praça Nestor Gomes. Na praça, uma apresentação das crianças atendidas pela Pestalozzi chamou a atenção de quem passava pelo local e de quem participava do movimento.

Durante a caminhada, materiais informativos e preservativos foram distribuídos para a população, além de informar sobre os testes rápidos que são realizados em todas as Unidades de Saúde do Município.

"O teste é rápido: o resultado sai em no máximo 10 minutos. O paciente que queira fazer os testes pode procurar qualquer Unidade de Saúde ou ir diretamente ao Naps", explica a coordenadora do programa de DST/Aids no município, Laura Feu.

Atualmente, mais de 800 pessoas que possuem o vírus recebem tratamento pelo programa DST/Aids de Linhares. No período de janeiro a outubro, foram 51 novos casos confirmados da doença e a maioria na faixa etária de 18 a 30 anos.

O tratamento para os casos confirmados é gratuito. Os pacientes recebem todo medicamento necessário e são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, assistente social e psicólogos.

A coordenadora do programa ressalta a importância da prevenção para não contrair a doença. "É importante ressaltar que é preciso fazer o uso de preservativos para evitar o contágio da doença e também evitar o compartilhamento de materiais perfuro cortantes, como seringas, por exemplo", afirma.