Faceli realiza mesa redonda sobre onda de rejeitos no Rio Doce

A Faculdade de Ensino Superior de Linhares – Faceli promoveu no último dia 20, uma mesa redonda para discutir com os alunos e com a sociedade a passagem da onda de lama vinda da barragem da mineradora Samarco, que se rompeu no último dia 5, em Mariana, Minas Gerais. O tema foi "A Crise do Rio Doce".

A discussão teve como objetivo fomentar a criação de propostas para o enfrentamento da crise, bem como uma reflexão da postura da sociedade sobre o desmatamento indiscriminado e o manejo inadequado do solo. Essas ações contribuem para o processo de erosão, que quando somado aos efluentes vindos na onda, possibilitam um contínuo processo de assoreamento dos leitos dos cursos de água da bacia.


Compuseram a mesa redonda os representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce, a presidente, Dolores Colle e o secretário executivo do Comitê, Valdir Martins dos Santos; o secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Mauro Rossoni Junior; o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Linhares, Gelson Suave; o Coordenador de Pesquisa da Faceli, Anderson Ramires Pestana; o presidente da Colônia de Pescadores de Linhares, Milton Jorge; o representante da Sociedade Espírito Santense dos Engenheiros Agrônomos, Geraldo Feregueti; e o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, César José Fanton.