Consciência Negra é celebrada com música, culinária, teatro e dança em escola do Guaxe

Com orientação da pedagoga Silvana Correa e da professora de história Marcilene Moraes, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Orozimbo Leite, do Guaxe, comemoraram o Dia da Consciência Negra com muita poesia, teatro, dança e culinária.

Marcilene relata ter trabalhado com os alunos durante o ano o impacto da cultura africana presente no dia a dia. "O objetivo é que eles tenham uma reflexão da importância de comemorar essa data", diz.

Bruna Meloti, aluna do 9º ano, iniciou as apresentações contando um pouco da história do Dia da Consciência Negra. "Precisamos comemorar a data, pois valoriza a cultura do negro, tão importante para o nosso país". Já João Vitor da Conceição, aluno do 8º ano, assistia as apresentações dos colegas enquanto aguardava a sua hora de entrar em cena numa peça teatral sobre o racismo. "Vou fazer um advogado que vai defender um cliente que sofreu discriminação racial", conta.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia em que morreu Zumbi dos Palmares, no ano de 1695. Ele foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que ficava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. O símbolo de resistência e força contra a escravidão fizeram com que a data fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra.