SAAE de Linhares garante qualidade da água do Rio Pequeno
Análises diárias atestam que a água captada no Rio Pequeno pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares – SAAE está apta a tratamento e distribuição à população. Na tarde de domingo (22) técnicos do SAAE coletaram e analisaram a água do Rio Pequeno. Os resultados foram apresentados nesta manhã (23).
A engenheira química do SAAE, Camilla Rodrigues Cardoso Santório, informa que os parâmetros que indicam a qualidade da água coletada em Linhares seguem os padrões estabelecidos pela portaria 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde.
Ela explicou que são analisados três parâmetros: turbidez, cor e pH. Dentre eles, a turbidez é o mais importante porque indica se a água contém ou não partículas que tornam o tratamento possível. "Nós realizamos as análises de hora em hora e seguimos os históricos de dados das análises feitas ao longo dos anos. Atendemos à portaria do Ministério da Saúde e só entregamos uma água com garantia de qualidade", afirma a engenheira química da autarquia.
Os valores aceitáveis para cada parâmetro são:
– Turbidez: 5 NTU
– Cor: 15 uC (Pt-Co)
– pH: 9,5
Em Linhares, os índices da água tratada pelo SAAE são:
– Turbidez: 0,92 NTU
– Cor: 8,2 uC (Pt-Co)
– pH: 7,23
O diretor do SAAE de Linhares, Gelson Suave, garante a qualidade da água entregue à população. "Todos os dias realizamos testes com a água captada no Rio Pequeno. A população pode ficar tranquila quanto à qualidade de nossa água", afirma.