Alunos do CEIM Agnelo Guimarães fazem apresentações de histórias infantis

Dança dos Bichos, Acorda Coelha, A Lenda da Rosa Juvenil, A Arca de Noé. Essas e outras histórias foram apresentadas no palco do Centro Cultural Nice Avanza, na quinta-feira, 19 de novembro, pelos alunos de 1 a 5 anos do CEIM Agnelo Guimarães, como encerramento do projeto "Viajando no Mundo da Imaginação".

O objetivo é estimular o gosto pela leitura, aguçar a imaginação, provocar a curiosidade, despertar o senso crítico e resgatar valores necessários para a formação e o desenvolvimento intelectual das crianças. O hábito de contar e ouvir histórias tem inúmeros significados, pois está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, a capacidade de ouvir o outro e a de se expressar.

Cláudia Gomes, diretora do CEIM, fala da importância do projeto. "É um projeto institucional da escola que pretende mostrar para as crianças que elas devem viver a fantasia, o mundo imaginário, pois isso faz parte do mundo delas. Desenvolvendo a leitura, a imaginação, a criatividade, a criança se solta", diz.

Os 17 alunos de 3 anos – turno vespertino – da professora Andressa Gama apresentaram um musical e confeccionaram um livro da chapeuzinho vermelho. "Fizemos leituras coletivas usando fantoches, dramatização, confeccionamos o livro e colocamos no avental da chapeuzinho desenhos de cada parte da história feitos pelas crianças", destaca.

A técnica de enfermagem, Ana Carolina Soares de Andrade, é a mãe da Lara, de 3 anos. Ela elogiou a proposta do projeto. "Achei excelente esse trabalho, pois desenvolve a participação das crianças na escola e a interação com os pais em casa, uma vez que mergulhamos no mundo deles". Ao perguntar para Lara qual o personagem iria representar, ela disse, feliz: "Princesa Elza".