Prefeitura de Linhares e Samarco discutem ações para reduzir impactos da chegada da lama em Linhares

Secretários Municipais de Linhares e representantes da Samarco, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares se reuniram na tarde desta quarta (18) para discutir a execução de ações que minimizem os impactos ambientais e sociais na cidade com a passagem dos rejeitos de mineração da barragem de Mariana, Minas Gerais.

No encontro, o Município exigiu que a mineradora reforce a barragem do Rio Pequeno e que instalem quiosques de informação no centro do Município, perto do Mercado Municipal, e também nas associações de moradores de Regência e Povoação. Além de atender às recomendações do Município, a Samarco anunciou que montará um esquema de contenção no Rio Doce para tentar evitar que a lama atinja a vegetação ribeirinha.

Para garantir o abastecimento de água no balneário de Regência, a mineradora vai construir um novo poço na vila.

Enquanto a obra não for concluída, a empresa assumiu o compromisso de enviar, diariamente, dois carros-pipa à comunidade. Outra medida apontada é o fechamento da barra norte da foz do Rio Doce. Atualmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalha na abertura da barra sul. O processo visa facilitar o escoamento dos rejeitos.

Alerta

Assim que o rio apresentar a chegada da mancha, que se caracteriza por coloração de barro e detritos, a população deve evitar contato com seu leito, por precaução. O consumo humano e o abastecimento dos animais com água retirada diretamente do rio deverão ser interrompidos.