Qualidade da água: Secretaria de Meio Ambiente de Linhares vai coletar água do Rio Doce diariamente

A Prefeitura de Linhares adotou uma série de medidas desde o rompimento da barragem de uma mineradora em Mariana, Minas Gerais, ocorrida na última quinta-feira (5). A barragem no Rio Pequeno, construída em outubro para manter o abastecimento no município, foi ampliada e a barra sul da foz do Rio Doce, em Regência, foi reaberta.

Nesta terça (10), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou a coleta da água do Rio Doce. O material será encaminhado, diariamente, para análise laboratorial. A água distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) é captada do Rio Pequeno, abastecido pela Lagoa Juparanã. Diariamente, a autarquia realiza testes que comprovam que o líquido captado é apropriado para o tratamento e distribuição aos linharenses.

O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Paneto, ressalta que a coleta tem o objetivo de fazer com que os técnicos acompanhem a qualidade da água do Rio Doce, que nasce em Minas Gerais. De acordo com Paneto, os resultados poderão contribuir para os trabalhos de recuperação do ecossistema, se forem necessários.

"Teremos o histórico probatório dos impactos ambientais que a possível contaminação da água pode causar em Linhares, além disso, poderemos subsidiar os procedimentos futuros para apuração dos prejuízos causados", destaca o secretário.

Informações à imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 9 9238 2285