Notícias

Abertura da barra sul da foz do Rio Doce é iniciada nesta segunda-feira (9)

A abertura da barra sul da foz do Rio Doce, em Regência, foi iniciada na manhã desta segunda-feira (9). O trabalho visa a redução dos impactos negativos que podem ser registrados em Linhares por causa do rompimento da barragem de uma mineradora em Minas Gerais, ocorrido na última quinta-feira (5).

A ação é realizada de forma conjunta entre a Prefeitura de Linhares e Governo do Estado. A obra está autorizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA). O prefeito Nozinho Corrêa e os secretários de Meio Ambiente, Rodrigo Paneto, e de Obras, Euder Pedroni, acompanham a execução, em Regência.

A previsão é de que a lama e os rejeitos cheguem a Linhares, por meio do Rio Doce, nesta terça-feira (10). Para impedir que a lama interrompa o abastecimento da sede, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) ampliou a barragem no Rio Pequeno, principal fonte de captação de água do Município.

"Temos todas as licenças ambientais e os trabalhos estão sendo realizados por equipes técnicas. O rompimento da barragem em Minas Gerais foi uma enorme tragédia que está tendo reflexo em várias cidades que são banhadas pelo Rio Doce.Estamos adotando todas as medidas para minimizar o impacto dessa onda de lama que está vindo em nossa direção", afirma o prefeito.

A recomendação da Defesa Civil do Estado é que as pessoas que habitam ou estiverem em alguma das ilhas ao longo do Rio Doce deixem o local, pois ainda não há como saber a altura que a onda terá em sua passagem pela região.

Assim que o rio apresentar a chegada da mancha, que se caracteriza por coloração de barro e detritos, a população deve evitar contato com seu leito, por precaução. O consumo humano e o abastecimento dos animais com água retirada diretamente do rio deverão ser interrompidos. Os pescadores devem sair do rio e amarrar seus barcos em áreas mais altas para evitar que suas embarcações sejam carregadas pelas águas.