COMUNICADO OFICIAL: SAAE de Linhares monitora rompimento de barragem em Mariana, Minas Gerais

A onda gerada pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, chegou ao Rio Doce e deve passar por Linhares na noite do dia 9 para o dia 10, segundo informativo do Serviço Geológico do Brasil.

A Prefeitura de Linhares informa que não há qualquer risco de contaminação da água que é distribuída pelo SAAE, uma vez que o ponto de captação é feito no Rio Pequeno. Além disso, em 18 de outubro, a prefeitura fez uma barragem no Rio Pequeno para manter o volume do rio, e esta barragem servirá como uma barreira que evitará o contato da água do Rio Doce com o Rio Pequeno, garantindo uma segurança extra para o abastecimento de Linhares.

Quanto ao segundo ponto de captação de água, que está sendo construído pelo município no Rio Doce, informamos que o novo ponto será a segunda alternativa caso a água do Rio Pequeno apresente alterações. Ressaltamos que, quando necessária, a captação no Rio Doce somente será realizada após a certeza de que a água do rio não representa qualquer perigo para a saúde da população.