Cursos oferecidos pela Secretaria de Educação capacitam mais de mil educadores do Município

Desde o início de 2015, 1.300 profissionais da Rede Municipal de Educação concluíram cursos na área de Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental e também na área de gestão/coordenação escolar em Linhares. As oportunidades de aperfeiçoamento foram oferecidas pela Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria Municipal de Educação aos profissionais escolares do município. E tudo de graça!

"Foram mais mil vagas em cursos de formação continuada que atendem professores da educação infantil aos anos finais do ensino fundamental, pedagogos, diretores, estagiários, monitores e ainda à comunidade, por meio da demanda social", explica a coordenadora do Centro de Formação da Secretaria de Educação, Rosinéia Bergamaschi.

Contando com outras iniciativas de capacitação via PNAIC, Pedagogos da Educação Infantil, Monitores e estagiários da Educação Especial, Disseminadores de Educação Fiscal, Agrinho, entre outros, o total de vagas chega a 2 mil.

Este ano, os cursos começaram em março e terminaram em outubro. Na última semana, diversas turmas tiveram eventos de formatura e mais um grupo se forma nesta quarta-feira (4). Só na última quinta-feira (29), 12 turmas se formaram nos cursos "Vivências de Leitura", "Música na Educação Infantil", "O Desafio de Ensinar Adolescentes no Século XXI", "Libras Básico I", "Coordenadores Escolares" e "A Gazeta na Sala de Aula".

"O Centro de Formação é importante por que qualifica e aperfeiçoa a prática pedagógica dentro do contexto municipal. Estamos qualificando o educador para atuar na nossa cidade, com práticas pedagógicas contextualizadas ao dia a dia do aluno nas escolas na rede municipal de ensino", explica o secretário de Educação de Linhares, Sérgio Lopes.

Para a pedagoga formada em música e especialista em educação musical Michele Almeida Gonçalves Maciel, responsável pelo curso "Música na Educação Infantil", a ação prepara os educadores melhor para a sala de aula.

"Por não terem formação em música, os professores sentem que não têm condições de trabalhar a musicalidade com seus estudantes. Então o curso foi feito pra preparar esse profissional pra trabalhar com essa linguagem, dada a sua importância pra a formação da criança", explica. O curso teve 120 horas divididas em encontros semanais de 4 horas com exercícios para trabalhar o corpo, a voz e o uso de instrumentos alternativos.

A expectativa do Centro de Formação é aumentar o número de vagas ofertadas em 2016. "A oferta de cursos é uma política pública de formação continuada que tem por objetivo a valorização e construção da identidade profissional dos professores. Os resultados desse processo se refletem na prática de sala de aula, que fica mais rica, dinâmica e produtiva", enfatiza Rosinéia.

Sobre o Centro de Formação

O Centro de Formação é o setor da Secretaria Municipal de Educação que planeja, organiza, executa ou implementa formações continuadas oferecidas aos profissionais da rede pública municipal de ensino de Linhares. Ele faz parte das propostas do plano nacional de educação, que orienta os municípios brasileiros a investirem no aperfeiçoamento de seus profissionais educadores. Oferece cursos de formação continuada não só aos professores, mas a outros profissionais da educação como diretores e secretários escolares.

Informações à imprensa

Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 9 9238 2285