Geografia é ensinada com comida, dança, poesia e música em escola municipal de Linhares

Os alunos das três turmas do 7º ano e de uma turma do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Samuel Batista Cruz", o CAIC do Interlagos, passaram os últimos meses estudando a geografia nacional com mais intensidade. Por meio do projeto "Geografia pelos Ritmos, Sabores e Saberes", eles pesquisaram além do que os livros ensinam.

A iniciativa terminou com uma tarde de apresentações que envolveu toda a equipe escolar e até as famílias dos alunos. Comidas típicas do interior do Brasil, como cuscuz, bolo de fubá e pão de queijo foram servidas. O trabalho é coordenado pelas professoras de Geografia Márcia Maia e Mônica Dária.

O evento foi aberto com uma poesia sobre a pluralidade cultural brasileira, declamado por três alunas. Figurinos tradicionais foram confeccionados pelos alunos com o famoso "TNT" como material base. O desfile de trajes típicos contou com casal sertanejo, casal gaúcho, entre outros.
Uma série de movimentos de ginástica ganhou ares de dança com fitas nas cores da bandeira nacional.

"Essa coisa de quadro, giz e só, já acabou! A didática tem que ser lúdica e participativa", explica a diretora da escola, Regina Taquetti. Segundo ela, o objetivo da atividade foi trabalhar as regiões brasileiras e tudo o que formou a identidade do país de forma lúdica e graciosa. "Foram cerca de 3 a 4 meses de pesquisa e trabalho. O aluno gosta disso. Devemos usar a sua curiosidade para potencializar o aprendizado", afirma.

Informações à imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 9 9238 2285