Saúde: Linhares ultrapassa meta de vacinação contra pólio

Preocupados em garantir a saúde de seus filhos, os linharenses compareceram às Unidades de Saúde do município para vacinar crianças contra poliomielite. É o que mostram os números apresentados esta semana pela Secretária de Estado da Saúde (Sesa).

Linhares imunizou 10.826, o que representa 96,9% do público-alvo, 1,9% a mais que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Foram vacinadas crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos. A campanha terminou no último dia 10.

A superintendente da Vigilância em Saúde, Ana Teixeira, diz que o bom resultado se deve ao envolvimento dos pais e ao trabalho das equipes de saúde.

"Através desses números é possível perceber que os pais e mães estão conscientes quanto à responsabilidade de levar as crianças para vacinar. O esforço das equipes de saúde, fazendo busca ativa nas famílias, também foi muito importante para o sucesso da campanha", afirmou.

Poliomielite

A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral e aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida repentina, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.

Informações à imprensa:
Rosi Ronquetti | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 3372 1853