Campanha de saúde combate o suicídio através da conscientização e do diálogo

O assunto ainda é tabu, mas para tentar reduzir o alto índice de suicídio em todo mundo – um a cada 40 segundos – a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio criou a campanha "Setembro Amarelo" e estabeleceu o dia 10 deste mês como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A ideia é discutir o assunto e divulgar ações preventivas.

Em Linhares, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps ll) participa da ação. Durante todo mês serão realizados encontros e reuniões com os familiares dos pacientes atendidos pelo Caps. No final do mês acontece uma caminhada pela cidade para sensibilizar a população sobre o assunto.

"É necessário discutir mais o tema, pois não podemos ter medo de falar. Precisamos conscientizar pessoas que existe tratamento, que podemos evitar o suicídio", defendeu o coordenador do CapsMárcio Roney Santos Correia.

A psiquiatra Adaiane Bassini Masioli faz um alerta: "Nós podemos estar mais atentos aos sinais que podem levar ao suicídio". A médica também apontou os sintomas. "Mudança brusca de comportamento, tristeza profunda sem motivos aparentes, isolamento e pensamentos negativos são sinais que os familiares precisam perceber para buscar ajuda", relatou.

Ainda segundo a psiquiatra, as doenças que levam ao suicídio são a depressão, o transtorno bipolar e esquizofrenia. Por isso, é importante que ele receba acompanhamento psicológico e psiquiátrico. O coordenador do Caps lembra que, em Linhares, quem faz tratamento no Caps está menos sujeito a cometer suicídio.

"Temos investigado e nenhum dos casos de suicídio registrados no município envolviam usuários em tratamento, por isso, a importância de falar sobre o assunto. Temos que alertar e informar que existe prevenção", concluiu. 
 
Caps ll

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps ll) acolhe e trata pessoas com algum tipo de transtorno mental grave e persistente, como transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão, entre outros. Além de todo acompanhamento clínico, os pacientes participam ainda de oficinas de música e arte, terapia ocupacional e de atividades fora da instituição, voltadas para a inclusão social, como caminhadas pelas praças, passeios ao cinema e jogos de futebol.

O coordenador do CapsMárcio Roney Santos Correia, explica que o primeiro atendimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Quando percebe a necessidade, o médico faz o encaminhamento do paciente ao Caps II. As reuniões que envolvem pacientes e familiares acontecem na última segunda-feira de cada mês, às 14h, no Caps ll, localizado na Rua João Francisco Calmon, nº 1187, ao lado da caixa d’água do Centro.

Serviço:

Caps II: Rua João Francisco Calmon, nº 1187, ao lado da caixa d’água do Centro.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Informações à imprensa:
Rosi Ronquetti | secom@linhares.es.gov.br
Telefones: 3372 1829 e 3372 1853