Linhares recebe o Primeiro Encontro Nacional de Libras nesta semana

Difundir conhecimento sobre a linguagem brasileira de sinais em esferas como, educacional, da saúde e da política de tradução, essa é a proposta do I Encontro Nacional de Libras e Acessibilidade que começou nesta quarta-feira (02) e segue até a próxima sexta-feira (05) no auditório da Faceli/UAB, no bairro Novo Horizonte, em Linhares.

Participam do encontro acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, profissionais da área de saúde e jurídica, profissionais de educação, segurança pública e familiares de pessoas com deficiência auditiva. Além de representantes de vários municípios do Espírito Santo, o encontro recebe ainda representantes do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Goiás.

A coordenadora geral do encontro, Keli Simões Xavier Silva, explicou porque Linhares foi escolhido para sediar o evento. "Resolvemos fazer no Norte do Estado para descentralizar do eixo Capital, e Linhares é o município com maior estrutura e de mais fácil acessibilidade da região", esclareceu. Keli disse ainda que a ideia é que o encontro seja realizado, pelo menos, a cada dois anos.

A professora de Letras e Libras do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, (UFSC), e palestrante do evento, Marianne Stumpf, falou da importância desse primeiro Encontro Nacional de Libras. "Esse debate é muito importante para comunidade surda, precisamos debater o assunto, lançar um novo olhar sobre o interprete surdo. Espero que, a partir desse encontro, ocorram mudanças na educação bilíngue", concluiu.


O encontro é organizado pelo o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), de São Mateus, e realizado por meio de uma parceria entre Faceli/UAB, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Associação de Surdos de Linhares (Assurlin) e Superintendência Regional de Educação de Linhares (SRE). 

Informações à Imprensa:
Rosi Ronquetti | rosimeri.ronquetti@linhares.es.gov.br
Telefones: 3372-1853 e 3372-1829