Maré e baixa vazão do Rio Doce fecham canal que Prefeitura de Linhares abria na foz em Regência

Menos de uma semana após iniciadas, as obras de reabertura da barra sul da foz do Rio Doce em Regência voltaram à estaca zero. Todo o canal que estava sendo aberto pelas máquinas da Prefeitura de Linhares foi enterrado pela força das marés dos últimos dias.

Diante da situação, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que acompanhava o trabalho, pescadores da região e representantes do Projeto Tamar concordaram que a melhor alternativa no momento é paralisar a tentativa de abertura. A baixa vazão do rio dificulta que o canal se mantenha.

A solução apontada pela Associação de Pescadores de Regência (Asper) e pela coordenação do centro do Projeto Tamar da região seria interromper parte da vazão do rio ao norte para forçar o curso da água do rio a abrir a barra sul, que é considerada pelos pescadores a principal ligação do Rio Doce com o mar.

A ação exige uma autorização ambiental do Iema. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente avaliará a proposta com cautela.

A abertura de um canal navegável entre o Rio Doce e o Oceano Atlântico é importante para os pescadores porque, sem isso, eles não conseguem colocar seus barcos no mar, o que os obriga, segundo a Asper, a fazer uma pesca mais predatória e ilegal no estuário (dentro do rio, próximo à foz). Alguns pescadores estão tendo que acessar o porto da Barra do Riacho, situado 49 km a sul de Regência.

Informações à Imprensa:
Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Telefones: 3372-1853 e 3372-1829