Agro ExpoNorte: Prefeitura apresentou política municipal de educação ambiental em conferência

A educação ambiental teve destaque no Auditório 1 durante os três primeiros dias da Agro ExpoNorte, no parque de exposições de Linhares. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou a 2ª Edição da Conferência Municipal de Educação Ambiental dentro da feira.

A conferência foi aberta pelo biólogo mestre e doutor em ecologia e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em São Mateus, Marcos Teixeira. Ele falou dos fundamentos da educação ambiental. "É um assunto que permanece na moda. Todos sabem sobre meio ambiente. No entanto ainda não emplacamos a educação ambiental dentro dos propósitos teóricos legais, por falta de fundamentos básicos históricos, filosóficos e conceituais", afirmou.

Outro ponto alto do evento foi a apresentação da política municipal de educação ambiental, representada pela lei municipal 3.502. A legislação de 22 de maio de 2015 regulamenta o estímulo a formação de grupos ligados a questões socioambientais; à divulgação de informações sobre experiências de educação ambiental; e à democratização e transparência das informações geradas no município.

A lei dará base para a criação de um programa de educação ambiental municipal que colocará em prática ações ligadas ao assunto localmente. Nela, também fica instituída a criação de uma Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Município de Linhares, o CIEA-Linhares.

O CIEA será formado por representantes do poder público, da sociedade civil e do setor produtivo e terá como atribuições promover a discussão, a gestão, a coordenação, o acompanhamento e avaliação das atividades de Educação Ambiental no Município de Linhares, inclusive propor normas, observadas suas atribuições e as disposições legais vigentes; e estimular, fortalecer, acompanhar e avaliar a implementação da Política Nacional, Estadual e Municipal de Educação Ambiental, mantendo interlocução junto ás Secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Educação.

Para os alunos do 3º período do curso de Pedagogia da Faceli, Lucas Polezi, de 20 anos, e Kathlen Rainha Povoa Silva, 18 anos, a conferência e a feira em geral trouxeram novos conhecimentos à sua formação. "É muito interessante no mesmo evento conhecer as políticas públicas e os alunos colocando em prática na escola. Vemos coisas que a gente não vê no dia a dia. Nossos conhecimentos sobre educação ambiental foram aprofundados", concordaram.

Segundo Luciano Cabral, responsável pela Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a conferência cumpriu seu objetivo de levar informação e estimular a discussão do assunto no município. "Temos agora um grupo que conhece a legislação de educação ambiental do município e está pronto para colaborar de forma efetiva na construção do programa municipal de educação ambiental, que é a peça fundamental da aplicação da política municipal", enfatizou.

Informações à Imprensa:
Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Telefones: 3372-1829 e 3372-1853