Cama e café: Curso vai transformar morador em empresário do turismo

Quarto simples e aconchegante, sossego, café e comida caseira preparados com atenção e muito carinho. Essas são algumas das propostas do Programa de Hospedagem Alternativa Cama e Café que será lançado pela Secretaria Municipal de Turismo às 17h30 desta quinta-feira (20) no Centro de Integração Comunitária (CIC) de Povoação.

O local foi escolhido porque vai sediar o Festival Nacional de Bandas de Garagem em janeiro de 2016. O secretário de Turismo de Linhares, José Carlos Fiorot, explicou que o projeto "Cama e Café" faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo na Foz do Rio Doce desenvolvido pelo Município, através da Secretaria Municipal de Turismo, o Projeto Tamar e o consultor de turismo Mário Petrocchi. A ideia é criar pacotes turísticos que integrem Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência.

De acordo com o secretário, o Programa de Hospedagem Alternativa Cama e Café também será levado para as regiões com potencial de desenvolver o turismo rural. O processo de implantação do programa prevê também orientação empreendedora e de acesso ao crédito.

"Com a implantação do projeto Cama e Café, os moradores se tornam anfitriões. Nesse caso, o cliente vive uma experiência completamente diferente daquele hóspede que é recebido por um funcionário que está trabalhando na recepção de um estabelecimento ao final do seu turno irá para casa deixando o hóspede para trás. Além disso, gera emprego e renda", destacou

Município já formou garçons, camareiras e ofereceu cursos de idiomas

A capacitação e a formação de profissionais qualificadas também é uma proposta da Secretaria Municipal de Turismo. Desde 2013, o Município já ofereceu cursos de qualificação de garçons, camareiras, além de inglês e espanhol básico. A secretaria trabalha para trazer novos cursos até o fim deste ano.

"No caso das camareiras, antes do curso terminar, 25% das mulheres matriculadas foram contratadas por um hotel internacional que funciona em Linhares. Os cursos de idiomas também atraíram a atenção do público em geral e também daquelas pessoas que trabalham diretamente com os turistas que chegam em nossa cidade, como o turista de negócios", disse o secretário de Turismo, José Carlos Fiorot.

Como participar do I Festival Nacional de Bandas de Garagem

O I Festival Nacional de Bandas de Garagem é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e será realizado durante o mês de janeiro, no balneário de Povoação. Para se inscrever, as bandas interessadas deverão preencher o formulário online que está disponível no link http://bit.ly/1KqWlTt com dados dos integrantes.

Também é necessário que as bandas enviem o link de um vídeo com até 1 minuto de duração que mostre a banda se apresentando. Esse vídeo será publicado na página do Facebook do Festival (http://bit.ly/LinharesGaragem), onde poderá receber curtidas que contarão como votos para a classificação até o dia 10 de dezembro.

As inscrições para o festival estão abertas até o dia 30 de setembro. Mais informações poderão ser obtidas no regulamento do Festival que está disponível ao final deste texto ou na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Avenida Professor Jones, nº 1563, Centro, próximo à Praça 22 de Agosto ou através do telefone 3372-2071.

Programação:

Quarta, dia 20

17h30: Abertura
18h: Apresentação do Programa Cama e Café 
18h30: Palestra – Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes) 

Local: Centro de Integração Comunitária (CIC) de Povoação

Informações à imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 9 9238 2285