Dia D da Campanha de Vacinação contra a Polio será sábado (15) em Linhares

O Dia D em Linhares da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite será realizado no próximo sábado (15) em todas as unidades de saúde e no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps) a partir das 8h. O atendimento será encerrado às 17h. Durante a semana, até o dia 31 de agosto, a vacinação acontece das 7h às 17h nos mesmos locais.

O Espírito Santo deve imunizar pelo menos 218 mil crianças contra paralisia infantil durante até o dia 31 de agosto. Em Linhares, a meta é imunizar, nesse período, 95% do público-alvo, estimado em 10.607 crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos.

No mesmo período será promovida a Campanha de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar o cartão de vacinação dos pequenos que têm menos de 5 anos de idade com doses das vacinas que compõem o calendário básico de imunização da criança.

Serão disponibilizadas com essa finalidade vacinas que protegem contra tuberculose, hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, meningite, pneumonia, diarreia, sarampo, caxumba, rubéola, catapora e hepatite A.

Diferentemente da campanha contra poliomielite, que é indiscriminada, ou seja, pretende alcançar o maior número possível de crianças dentro do público-alvo determinado, a de multivacinação não possui uma meta quantitativa. Neste caso, a vacinação é feita de forma seletiva, avaliando-se as carteiras de vacinação das crianças e imunizando somente os pequenos que não estão com o esquema vacinal em dia.

Poliomielite

Em informe técnico enviado aos Programas Estaduais de Imunizações, o Ministério da Saúde (MS) salienta que desde a realização da Assembleia Mundial da Saúde, em 1988, a incidência mundial de poliomielite reduziu mais de 99%, e o número de países onde a doença é endêmica passou de 125 para 3 (Nigéria, Paquistão e Afeganistão).

Ressalta ainda que a Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite, criada naquele mesmo ano, permitiu que hoje a doença afete um número reduzido de crianças ao redor do mundo.

Por outro lado, o documento alerta que essa situação pode mudar rapidamente se a poliomielite não for erradicada, uma vez que a doença tem potencial epidêmico e ainda restam três países endêmicos, o que representa uma ameaça às áreas livres da pólio.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo o informe técnico, indicam que, entre o ano passado e este ano, nove países registraram casos da doença, na maioria das situações decorrente da importação do poliovírus selvagem de outros países. Neste ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, todos em países endêmicos (25 no Paquistão e três no Afeganistão).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus. Ela acomete, em geral, os membros inferiores e tem como principais características a flacidez muscular e pode levar à morte ou causar sequelas paralíticas irreversíveis. O Espírito Santo não registra caso de poliomielite desde 1988, e o Brasil desde 1990.

Vacinas disponibilizadas nas campanhas:

  • Poliomielite: protege contra a paralisia infantil
  • BCG: protege contra formas graves de tuberculose
  • Hepatite B: protege contra a doença de mesmo nome
  • Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite)
  • Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite
  • Meningocócica C: protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite
  • Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação
  • Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola
  • Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche
  • Tetraviral: imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora
  • Hepatite A: protege contra a doença de mesmo nome

Informações à Imprensa
Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 99238 2285