Conferência discute rumos da saúde de Linhares, Rio Bananal e Sooretama

Linhares sediou nesta quarta-feira (1º), a etapa regional da VIII Conferência Estadual de Saúde e 15° Conferência Nacional de Saúde. O evento, realizado em parceria com os municípios de Rio Bananal e Sooretama, reuniu mais de 500 participantes entre profissionais de saúde, membros dos conselhos municipais de saúde e comunidade em geral. A Conferência aconteceu no auditório da Faculdade Pitágoras, no bairro Araçá.

A discussão teve como tema: "Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro". As propostas aprovadas nessa etapa serão apresentadas e discutidas na Etapa Estadual que acontece de 26 a 29 de setembro, e posteriormente, na etapa nacional que acontece entre os dias 1° a 4 de dezembro. Durante a conferência também foram eleitos os delegados para a etapa estadual.

O gerente de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Francisco José Dias da Silva, ressaltou a importância das conferências municipais para o planejamento da saúde.

"Um dos maiores gargalos hoje na saúde é a luta que o gestor público tem pela alocação de recursos. Precisamos começar a discutir e a pensar a saúde regionalmente, um conjunto de municípios, junto com a Sesa, para construirmos a lógica da responsabilidade coletiva pelo provimento da saúde. Essa construção regional e pactuação dos investimentos começa ser construída nesses espaços", concluiu.

Conheça algumas das propostas aprovadas:

  • Construção e manutenção do Hospital Estadual Regional no município de Linhares;
  • Garantir o cofinanciamento do Estado para o Hospital Geral de Linhares;
  • Implantar prontuários eletrônicos nos municípios com financiamento federal;
  • Pactuação regional com municípios vizinhos prezando pela divisão proporcional de despesas com os serviços de saúde oferecidos aos munícipes.
Informações à imprensa
Rosi Ronquetti | rosi.ronquetti@linhares.es.gov.br
Contato 3372 2887 | 99238 2285