Tour do câncer de pele e da boca: Mais de 400 atendimentos em três dias

Ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Prevenção e Detecção Precoce ao Câncer da Boca e de Pele, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e o laboratório La Roche-Posay, realizou 441 atendimentos de casos suspeitos de câncer de pele e de boca no último fim de semana.

Foram beneficiados os moradores das comunidades de São Rafael, Farias e Rio Quartel, regiões com maior incidência desses tipos de câncer, devido à exposição excessiva ao sol com o trabalho no campo.

Além de dentistas e médicos especialistas do Programa também participaram da ação médicos e enfermeiros da atenção básica do município. Na sexta (26), 139 pessoas foram atendidas em São Rafael, primeiro dia do evento.

A vida inteira dedicada ao trabalho no campo, a maior parte do tempo sem usar protetor solar, trouxe sérias consequências para saúde de Arlindo Mantovani, 53 anos, morador da comunidade de Quartel de Cima.

Seu Arlindo, que já teve câncer de pele, foi um dos 160 moradores de Rio Quartel e região atendido pelo tour do câncer de pele e da boca. "Já tive câncer de pele e tratei. Com o tempo apareceram novas manchas e hoje vim até aqui aproveitar essa oportunidade única de ser atendido por um especialista tão perto de casa", disse.

Com várias manchas nos braços, mãos e rosto, dona Regina Célia Soprani, 58 anos, moradora do Córrego Farias, também aproveitou a oportunidade de ser atendida pertinho de casa por um dermatologista. Após passar pela médica saiu do consultório aliviada. "Graças a Deus não tenho indícios de câncer de pele", comemorou. No Farias, foram realizados 142 atendimentos.

Preocupada com uma mancha avermelhada que apareceu no nariz, a produtora rural Rosali Rigoni, 44 anos, moradora de São Rafael, distante 50 km de Linhares, também foi beneficiada com a unidade móvel. "Moramos longe, além de gastar com transporte também perdemos um dia inteiro de serviço quando buscamos atendimento médico em Linhares. Esse atendimento facilitou e muito", explicou.

Entre os 441 atendimentos realizados, 17 foram encaminhadas para biópsia cirúrgica, 112 para atendimento no programa de câncer da boca e da pele e 95 para tratamento de lesões pré-cancerosas. Todos os casos serão acompanhados pelo programa.

Programa de Prevenção e Detecção Precoce ao Câncer da Boca e de Pele

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares oferece à população, durante todo ano, o Programa de Prevenção e Detecção Precoce ao Câncer da Boca e de Pele. Por mês, 400 pacientes são atendidos no Centro de Saúde de Linhares, no bairro Araçá.

Pessoas com algum sintoma de câncer de pele ou de boca devem primeiro procurar atendimento com o clínico geral, na unidade básica de saúde do seu bairro. No programa é feito desde orientação da forma correta do uso do protetor solar até o encaminhamento para cirurgias mais complexas, quando necessário.

Informações à imprensa:
Rosi Ronquetti | rosi.ronquetti@linhares.es.gov.br
Contato 3372 2887 | 9 9238 2285