Feira de Ciências das escolas municipais promoveu discussão sobre economia de água
A Feira de Ciências da rede municipal de educação, que aconteceu na última sexta-feira (26) em todas as escolas de ensino fundamental do município, possibilitou aos alunos muito mais do que realizar experimentos científicos. O evento trabalhou a consciência ambiental e a importância de economizar água.
Nas escolas, foi possível observar diversos experimentos que envolveram desde energia elétrica até trabalhos de observação voltados aos temas ambientais, como a erosão causada pelo desmatamento. Mas os trabalhos que mais chamaram a atenção foram os projetos para reutilização da água.
Na Emef Elza Roni Scarpat, no bairro Lagoa do Meio, os alunos do 9º ano criaram duas maquetes, uma representando a escola e outra mostrando uma casa. Nos dois locais eles desenvolveram um sistema de reaproveitamento da água usada pelos moradores além de armazenar água durante a chuva.
A aluna Maria Eduarda Barbosa explicou onde será usada a água reaproveitada e disse ainda que o trabalho valeu a pena porque ela conheceu mais sobre o tema. "Poderemos utilizar a água na horta e no jardim da escola. O trabalho foi bem legal porque aprendi algumas coisas que não sabia como funcionavam", explicou a aluna.
De acordo com o professor Luiz Roberto Cunha, a ideia era fazer com que os alunos se questionassem sobre a importância da água e, a partir daí, pudessem realizar suas pesquisas. "O objetivo é fazer que os alunos pesquisem alternativas para economizar água. Eles desenvolveram o projeto em 45 dias e o resultado está muito bom", destacou o professor.
Informações à imprensa:
Tiago Cau | [email protected]
Secom 3372 1853 | 99736 1600