Pesquisa aquática: Diagnóstico que vai apontar a saúde da Lagoa Juparanã será lançado quarta (17)

Um dos mais belos cartões postais do Espírito Santo, a Lagoa Juparanã receberá um diagnóstico científico que se propõe a entender a dinâmica deste ambiente e servirá como ferramenta para futuras tomadas de decisões referentes ao uso e conservação da lagoa. O "Diagnóstico Científico da Lagoa Juparanã" será lançado na próxima quarta-feira (17), às 9 horas, no Parque Municipal da Lagoa, no bairro Canivete.

Um dos destaques do lançamento será a palestra do diretor do Instituto Terra, Henrique Lobo Gonçalves, que é engenheiro agrônomo, sanitarista e ambientalista, formado pela Universidade Federal de Viçosa e Universidade Católica de Minas Gerais, e atua como relações institucionais da Estrada de ferro Vitória a Minas – VALE. O projeto é desenvolvido em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Manabi e Instituto BIOlago.

Durante 12 meses, a maior lagoa em volume de água doce do Brasil, e a segunda maior em extensão territorial será objeto de estudo de uma equipe formada por profissionais de diversas áreas como Biologia, Geologia, Química e Zootecnia.
O trabalho irá identificar a sazonalidade das cheias, volume de água, precipitação, o comportamento da lagoa diante das alterações climáticas e como ela responde às atividades humanas realizadas às suas margens.

Além disso, o estudo servirá de subsídio para a proposição de medidas de conservação, recuperação e/ou potencialização às políticas públicas de meio ambiente em Linhares. O lançamento do "Diagnóstico Científico da Lagoa Juparanã", terá também a participação do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da comunidade de Bebedouro, que farão apresentações de teatro e ginástica rítmica.

Serviço:
Lançamento do Diagnóstico da Lagoa Juparanã
Quando: Quarta-feira, dia 17 de junho
Horário: 9 horas

Informações à Imprensa:
Hiúla Gomes | hiula.silva@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 372 1853