Secretaria Municipal de Saúde promove primeiro encontro de soropositivos

Com o tema Prevenção Positiva, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/AIDS, em parceria com a Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV\AIDS, (RPN+) promove o primeiro encontro da Rede em Linhares. O evento acontece neste sábado (13), no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, Centro, das 8h às 17h. Participam do encontro representantes soropositivos de todos os municípios do Estado.

A programação conta com palestras, exibição do curta metragem Sob o Mesmo Céu, produzido por alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), portadores do HIV, e debates relacionados à temática. A coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais, Laura Maria de Oliveira Feu, informa que em Linhares, 780 pacientes fazem tratamento no Programa Municipal de DST/AIDS, no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS).

"Os encontros da RPN+ motivam o paciente a se tratar, a cuidar da saúde, apesar do impacto emocional de ter HIV. O objetivo é apoiar o tratamento, além de ser um espaço de discussão sobre novos medicamentos, direitos dos portadores e tantos outros assuntos que eles têm em comum", esclareceu Laura.

Rede Nacional de pessoas vivendo com HIV\AIDS-RNP

Organização Nacional sem vínculo político-partidário e religioso que atua na promoção do fortalecimento das pessoas sorogicamente positivas para o vírus HIV, independente de gênero, orientação sexual, credo, raça/cor, ou etnia e nacionalidade.
 
O objetivo da rede é apoiar o tratamento, trabalhando como grupo de ajuda mútua, elevando a autoestima e integração social das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – PVHAS. O movimento atua no Espírito Santo desde 2006. Os encontros da RPN+ acontecem em Vitória uma vez por mês, e duas ou três vezes, por ano, o encontro sai da Capital e acontece em cidades do interior.

Programação:

8h: Credenciamento
9h:  Abertura
9h30: Palestra com a Assistente Social Wania Brito com o tema: Prevenção Positiva.
12h: Almoço
13h30: Palestras com a enfermeira Chaiane Rigote, responsável pelo Programa do Homem com o tema: Agravos de Patologias Associadas ao Vírus do HIV e com a enfermeira Zaira Toneto Gusmão, responsável pelo Programa Municipal de DST/AIDS com o tema: Doenças Oportunistas que Acometem Portadores do Vírus HIV.
14h30: Exibição do curta metragem "Sob o Mesmo Céu", seguido de debate com a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Dra. Maria Amélia Lobato Portugal.
17h: Encerramento

Informações à imprensa
Rosi Ronquetti | rosi.ronquetti@linhares.es.gov.br
Contato 3372 2887