Sucesso Brasil afora, artesanato feito em Regência é estrela na Festa de Caboclo Bernardo

Foi aberta no início da noite desta sexta-feira (5) a tenda da Associação dos Artesãos e Assemelhados de Regência na festa em homenagem ao herói Caboclo Bernardo, que movimenta a vila desde quarta-feira (3). O ponto promete atrair os olhares de todos que resolverem aproveitar os festejos da região, que estão marcados para terminar neste domingo.

Além de se surpreender com a qualidade dos materiais feitos à mão e que estão à venda, o público linharense também acaba descobrindo produtos que já fazem grande sucesso bem longe daqui. É o caso dos souvenirs de tartaruga, vendidos regularmente para bases do Tamar espalhadas pelo país.

"Já temos encomendas de pelúcia de tartaruga para entregar até setembro. Só em julho, são 1.700 unidades!", explicou Adenil Laurent, presidente da Associação dos Artesãos e Assemelhados de Regência. "Fornecemos esses artigos para as bases e lojas do Projeto Tamar na ilha de Fernando de Noronha, em Salvador, Praia do Forte, Costa do Sauípe, Ubatuba, Vitória, Ilha do Papagaio, Aracaju e Florianópolis, por exemplo". Só na fabricação de produtos para o Tamar trabalham 50 dos 70 associados. A capacidade de produção chega a 60 unidades de pelúcia por dia.

Há produtos artesanais dos mais variados preços na tenda, de uma mini colher de pau que sai a R$ 2,50 a uma tartaruga gigante de pelúcia vendida a R$ 99,90. O mix de materiais utilizado na produção desses artigos também impressiona: madeira, palha de coco, tecido, fibra de bananeira, cerâmica… Tudo a serviço da arte e da divulgação dos símbolos da cultura local.

"Há meses em que produzimos mais de 2 toneladas de artesanato", revelou a fundadora da associação, Eliá Morais Laurent, de 61 anos. Eliá é artesã há 26 anos e resolveu criar a Associação dos Artesãos e Assemelhados de Regência há cerca de 8, buscando profissionalizar o ofício dos trabalhadores desse segmento na região. "Sou pedagoga aposentada, foi com o artesanato que coloquei meus três filhos na faculdade", contou.

"Eu acho incrível", exclamou Andressa Silvério, moradora de Regência há 14 anos, sobre o trabalho dos artesãos da associação. "É um trabalho muito bem feito. Muito caprichado. Vale a pena visitar a tenda e conferir. Admiro tanto que quero me tornar artesã!", afirmou.

A tenda do artesanato da Festa de Caboclo Bernardo fica ao lado da cúpula do antigo farol de Regência, próxima ao campo de futebol da vila, e fica aberta todo o dia e a noite neste sábado (6) e no domingo (7) até às 16h.

Festa de Caboclo Bernardo

Nascido em 1855, em Regência, litoral de Linhares, Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, entrou para a história no ano de 1887 após arriscar sua vida para salvar 128 tripulantes do navio Imperial Marinheiro que chocou-se com bancos de areia localizados a 120 metros da praia. Pelo ato de bravura, Bernardo foi condecorado pela Princesa Isabel com uma medalha de ouro. Bernardo morreu em 3 de junho de 1914.

Para celebrar a memória do herói, todos os anos, no início do mês de junho, acontece a Festa de Caboclo Bernardo, com muito congo, artesanato local, o tradicional Trio Fubica e muitas outras atrações.

Nesta sexta-feira (5), por exemplo, o MPB de Larissa Sales e o forró moderno da banda Comichão embalaram os festejos até a madrugada. Bandas de congo também passearam pela vila mantendo viva a cultura passada de pais para filhos na região.

Confira a programação deste sábado e deste domingo:

Sábado (6) 
19h: Le Camaron 
20h: Apresentação de teatro "Auto de Caboclo Bernardo" (em frente à igreja) 
22h: Banda Alternativos Reggae
Meia-noite: Trio Virgulino

Domingo (7) 
7h às 10h: Chegada das bandas de congo e café da manhã 
11h: Cortejo das bandas pela Avenida Caboclo Bernardo 
12h: Almoço de confraternização com os grupos de congo na Casa de Congo 
12h: Chegada da caminhada ecológica "Caminhos de Caboclo Bernardo" e ciclistas 
14h: Apresentação das bandas de congo na praça 
16h: Despedida dos grupos 

Informações à imprensa
Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 9 9238 2285