Caboclo Bernardo: Conheça a História de Bernardo José dos Santos

Nascido no ano de 1855, em Regência Augusta, Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, aprendeu desde criança os segredos do rio e do mar, de onde tirava seu sustento como pescador e catraieiro. Exímio navegador, Bernardo entrou para a história no ano de 1887 após arriscar sua vida para salvar uma tripulação náufraga no Pontal do Rio Doce. 

Era madrugada do dia 7 de setembro quando o navio Imperial Marinheiro chocou-se com bancos de areia localizados a 120 metros da praia. A população de Regência se mobilizou para tentar salvar a tripulação, mas pouco se podia fazer por conta do mar violento.

Foi quando, ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando uma corda por onde os tripulantes poderiam vir, um a um, pendurados até à praia. Dos 142 tripulantes, 128 conseguiram se salvar. Bernardo foi condecorado pela Princesa Isabel e recebeu uma medalha de ouro pelo ato de bravura. O herói morreu em 3 de junho de 1914.

Centenário da Memória de Caboclo Bernardo

No centenário de memória de Caboclo Bernardo, celebrado em 2014, diversas ações foram realizadas para manter viva a história do herói de Linhares. O Farol de Regência – o Farol do Rio Doce – foi revitalizado. O monumento é patrimônio cultural tombado pelo Governo do Espírito Santo desde 1998. 

Recuperação da réplica da medalha de ouro recebida por Bernardo em seu ato heroico realizado em 1887, ao salvar 128 marinheiros de um navio imperial que naufragava próximo à praia de Regência. Dessa réplica, foram reproduzidas 100 cópias que foram entregues como homenagens a algumas entidades como o Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Comunidade de Regência, Câmara Municipal de Linhares e Capitania dos Portos.