Moradores de Desengano participam da palestra sobre drogas promovida pelo Cras de Rio Quartel

A atuação do Cras de Rio Quartel na comunidade de Desengano tem tido aprovação dos moradores que a cada semana ampliam sua participação e buscam por mais serviços. Na última sexta-feira (29), os moradores participaram da palestra "Drogas: convivência familiar e comunitária" e puderam debater ideias de prevenção ao uso de entorpecentes. 

O trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) é oportunizar a emancipação do cidadão por meio da política de assistência social, que oferece oficinas de geração de renda, fortalecimento de vínculos e proteção integral à família.

A palestra da última semana aconteceu dentro do programa de Proteção Integral à Família (Paif). Conforme explicou a assistente social Rayani Rampinelli, a ação apresenta aos usuários dos serviços o papel de cada pessoa na manutenção da família e da comunidade.

"Diversos fatores de proteção à família podem ser trabalhados no convívio como respeito, união familiar, perceber o próximo e tentar compreender o outro. Esses são fatores que aproximam as pessoas. Precisamos evitar o distanciamento. A distância possibilita a entrada das drogas", analisou.

A dona de casa Dora Ferreira Leite Scarpati, mãe do Igor de 7 anos e do Josiel de 5, aprova o trabalho desenvolvido. "Está muito bom o trabalho aqui em Desengano porque a gente consegue se distrair um pouco. Antes, a gente não tinha nada e só trabalhava na roça e agora a gente aprende coisas novas, igual essa palestra. A gente precisa prestar atenção nos filhos porque as influências ruins podem tomá-los da gente", disse a mãe.

Informações à imprensa:
Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 99736 1600