Mulheres vítimas da violência têm até sexta (15) para serem atendidas no Ônibus Rosa

O ‘Ônibus Rosa’, que presta assistência às mulheres vítimas da violência doméstica, realiza atendimento gratuito na Praça 22 de Agosto, no Centro, desde o início desta semana. O veículo é o Juizado Itinerante, projeto da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, o Comvides. Em Linhares, atua em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O ônibus permanece no município até sexta-feira (15).

A Juíza Titular da 4ª Vara da Violência Doméstica, Emília Lourenço, ressaltou a importância do trabalho realizado com o auxílio do veículo, principalmente, pelo elevado número de casos de violência contra a mulher. "É importante registrar que o Brasil enfrenta índices alarmantes de violência contra as mulheres. O Espírito Santo é o 2º colocado e precisamos mudar essa história. Nós estamos aqui na intenção de divulgar os trabalhos de combate à violência doméstica e precisamos que a sociedade colabore conosco denunciando esses casos de violência seja física, moral, verbal ou psicológica", disse.

Na visão do promotor público Emanuel Gagno, o ônibus é uma ferramenta a mais para que a sociedade tenha conhecimento dos trabalhos realizados no município. "Este ato pode parecer isolado, mas é um fato de conscientização. Um ônibus não só bonito, mas que também serve como um outdoor para demonstrar à sociedade que a violência contra a mulher não é mais concebível no mundo moderno. Ele serve para demonstrar aos homens que quando eles agridem uma mulher, eles destroem, de certa forma, a própria a sociedade", concluiu o promotor.

O ônibus é formado por cinco salas. Uma para a equipe multidisciplinar, onde psicólogos e assistentes sociais prestam atendimento a mulheres vítimas de violência ou a seus familiares; a segunda para a Defensoria Pública; a terceira para a Delegacia da Mulher, a quarta, de audiência – onde o juiz ouve as partes e as testemunhas, e o cartório do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha.

Informações à imprensa:
André Neves | andre.lopes@linhares.es.gov.br
3372-1829 | 3372-1923