Guardas municipais e policiais são treinados para atender vítimas de violência doméstica

Guardas municipais, policiais civis e militares de Linhares e de outros municípios das regiões Norte e Noroeste participam nesta semana do treinamento para atender as vítimas de violência doméstica. A capacitação,  promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública em parceria com o Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), faz parte projeto Visitas Tranquilizadoras.

Na terça-feira (14), os participantes conheceram os programas que os municípios oferecem para dar assistência às mulheres. Na ocasião, profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social e da 4ª Vara da Violência Doméstica de Linhares explicaram o trabalho que é desenvolvido no município. A assistente social do Nevid, Bianca Barcelos, destaca a importância dessa capacitação.

"A parceria que estamos mantendo com os municípios é fundamental. A maioria dos policiais e guardas municipais que estão no curso tem conhecimento dos programas, mas não sabem como acessá-los. Nesta semana, todos terão as informações necessárias para realizarem um atendimento ainda melhor", disse Bianca.

Além de Linhares, profissionais de municípios como Aracruz, São Mateus, Nova Venécia, Colatina e Barra de São Francisco participam do evento. O curso começou segunda-feira (12) e vai até sexta-feira (17).

Visitas Tranquilizadoras

O objetivo é realizar visitas pessoais às mulheres vítimas de violência doméstica que possuem Medidas Protetivas de Urgência (MPU) concedidas pelo Poder Judiciário. Policiais militares treinados realizam as visitas tranquilizadoras, fazem perguntas contidas num formulário de atendimento e registram o trabalho em boletim de ocorrência ao final de cada visita. Antes desse projeto, as visitas às casas das vítimas só eram feitas quando a Polícia era acionada.