Programa pretende recuperar 500 hectares em áreas de preservação e nascentes na região de Linhares

Produtores rurais, representantes de empresas da região, das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente de Linhares, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) se reuniram na manhã desta segunda-feira para conhecer o Programa de Recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Nascentes, o P52.

Apenas na Bacia Hidrográfica do Rio São José, que engloba a Lagoa Juparanã, o programa pretende recuperar cerca de 500 hectares em áreas de preservação e nascentes, passando por 200 propriedades rurais. O P52 também agirá nas bacias hidrográficas do Rio Guadu e do Rio Santa Maria do Doce. A ação é coordenada pelo Instituto BioAtlântica (IBIO-AGB Doce).

O trabalho dentro do programa gira em torno da conservação das florestas que já estão em pé, o reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente – APP e nascentes, além da introdução de sistemas agroflorestais (utilizar a floresta e agricultura de forma conjunta). A ação agirá integrada ao Programa Reflorestar, do Governo do Estado, que tem objetivos similares.

"Essa foi apenas a primeira reunião, para aproximação com o município. A próxima será com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, para apresentar o programa a mais produtores rurais", explica Thiago Belote, coordenador de projetos do IBIO-AGB Doce. "Queremos iniciar as ações ainda este ano com plantio e recebimento de insumos. Pretendemos daqui a 3 anos encontrar as mudas vivas, crescendo e protegendo nossos mananciais", complementa.

Para Antônio Ruy Júnior, assessor especial de gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais de Linhares, a reunião foi positiva. "É um benefício que vem para o município e nossa intenção é nos reunir mais vezes. O programa atuará inicialmente no Rio Pequeno e nas encostas da lagoa Juparanã", afirma.