Audiência Pública discutiu instalação de passarelas na BR 101 em Linhares

Discutir se é ou não viável a instalação de passarelas no trecho que corta o Município de Linhares. Este foi o objetivo da audiência pública realizada pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, no dia 31 de março na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte.

O projeto inicial prevê a construção de passarelas em três trechos da rodovia que passam por Linhares. A localização é no KM 147, entre os bairros Nossa Senhora da Conceição e Novo Horizonte, outra no KM 148, entre os bairros Shel e Colina, e KM 149, entre os bairros Aviso e Vila Nova (Centro).

Entidades como Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL), Federação das Associações de Moradores de Linhares (Famol), Associação dos Idosos, presidentes das associações de moradores de alguns bairros da cidade, além de vários empresários de Linhares, estiveram presentes na audiência e se manifestaram contrários a instalação dos dispositivos.

Para Luciano Bastos, Presidente da Famol, a montagem das passarelas não significa mais segurança para população, até mesmo por uma questão cultural. "Já temos, há anos, duas passarelas e a população não tem o hábito de usar", frisa.
 
Luciano disse ainda que de forma alguma está isentando a Concessionária da responsabilidade de cuidar da segurança da população, mas desde que isso seja feita de maneira inteligente, com a instalação de faixas em locais corretos e sinais inteligentes.

Os representantes da Eco 101, concessionária que administra a rodovia, Mikeias Neuenfeld, Engenheiro de Obras, e Caio Barros, Coordenador de Sustentabilidade, participaram da audiência pública e esclareceram que a instalação das passarelas é um item contratual, imposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que a Eco 101 precisa cumprir.

Mikeias Neuenfeld explicou ainda que a escolha dos locais de instalação das passarelas foi determinado após estudos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, (DNIT).

Realizada a audiência pública, o próximo passo será a elaboração de um relatório com todas as sugestões da comunidade para posterior conversa entre representantes da Prefeitura, Eco 101 e ANTT.

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