Fórum de Atenção Primária discute Saúde Bucal e Estratégias de Saúde da Família

Promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Colatina/SESA, o primeiro encontro do Fórum Regional de Atenção Primária da Saúde, da região Central, contou com participação de servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares.

O objetivo do fórum realizado no mês de março em Colatina é contribuir com as coordenações municipais de saúde básica, visando sempre atuar na prevenção de doenças. A iniciativa será permanente com encontros previstos para acontecer a cada dois meses. A primeira reunião envolveu coordenadores de Saúde Bucal e Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos 18 municípios que compõem a região.
 
Durante o fórum, foram discutidas questões relacionadas à saúde bucal e à escovação dental supervisionada nas escolas dos municípios. Além da troca de experiências, também foram traçadas metas como a ampliação de três para quatro escovações supervisionadas nas escolas por ano, quando profissionais vão à escola ensinar práticas de escovação aos alunos.

Para a diretora do Programa de Saúde Bucal de Linhares, Milene Môro dos Santos, o encontro é importante. "Esse tipo de debate é muito proveitoso para nós que estamos a frente dos programas de saúde. É uma oportunidade de aprender e trocar experiências, de ver os bons exemplos e trazê-los para o nosso município", enfatiza.

Linhares conta com 23 equipes de saúde bucal vinculadas à Saúde da Família e atendimento odontológico em todas as Unidades Básicas de Saúde. O próximo encontro do Fórum Regional de Atenção Primária da Saúde será em maio, em Colatina.

Informações para a imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 3372 1853