Culturas Urbanas: Praça do Shell recebeu apresentações culturais em comemoração ao Dia da Mulher

Dança, música, batalhas de B. Boys, B. Girls e MCs, além de exposição de artesanato. Essas foram algumas das atrações durante o evento Culturas Urbanas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Praça do bairro Shell, no último sábado (7).

A festa começou com o molejo e a desenvoltura do grupo Play Dance. Em seguida foi a vez dos MCs mostrarem que entendem do assunto fazendo suas rimas e provocando, de forma saudável, seus adversários. O líder do movimento Linhares Hip Hop, Suerder Rocha, o Mano S, explica como funcionou a competição.

"As regras são simples. O competidor tem que ter pensamento rápido, um bom vocabulário e de forma alguma falar palavrão. Deve ainda ter habilidade com o instrumental, ou seja, manter o ritmo com a batida da música", disse Mano S.

Para a batalha de B. Boys e B. Girls, ele explica que o competidor deve ter um verdadeiro jogo de cintura. "Na batalha de B. Boys e B. Girls, os candidatos devem entender de style, que é o estilo livre de movimentos feitos no chão, e entender também de movie, que consiste em movimentos mais difíceis, com manobras mais elaboradas", disse.

Ao final da competição, os vencedores de cada categoria foram premiados com troféu. A vencedora da competição de B.Girl foi Ramoni Souza, moradora do bairro Araçá. Na competição masculina, Yago Barcelos, de Vitória, foi quem levou para casa o troféu de melhor B. Boy. Erick Tadeu Garcia, do bairro Araçá, levou para
casa o troféu de melhor MC.

Artesanato de Linhares encanta

O artesanato também teve espaço no evento. Diversos artesãos expuseram seus trabalhos num espaço destinado a eles. A artesã Paula Xavier, que tem seu trabalho conhecido até fora do Estado, aprovou o evento. "Eventos assim servem para apresentar o trabalho dos artesãos. Sempre encontro linharenses fora da cidade e quando digo que também sou daqui todos ficam surpresos. Esse evento também é uma forma de nos valorizar", destaca Paula. 

Música e roda de capoeira

Como a noite era dedicada às mulheres, dentre outras homenagens, uma roda de capoeira feminina mostrou o gingado para o público presente.  A Banda Soltos mostrou o seu som para quem estava prestigiando o evento com músicas que fizeram referências à Black Music e suas vertentes Funk, Reggae, Soul, Rap e Jazz.

Também subiram ao palco os grupos de dança Black Star, Strong Swing e o Swing Mania de Linhares. A cantora Del Delker também se apresentou no evento. Com o estilo pop rock, a banda Le Camaron fechou a noite de sábado.

Informações para a imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 3372 1853