Combate à dengue é intensificado no litoral de Linhares

Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizaram, nesta sexta-feira (16), no balneário do Pontal do Ipiranga, um mutirão de combate à dengue. A ação aconteceu também em Povoação e Regência.

Durante a manhã desta sexta foram distribuídos panfletos de conscientização e recolhidos copos, sacolas plásticas dentre outros itens que aumentam as chances de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Um copo descartável, uma embalagem de salgadinho ou de picolé e uma sacola de supermercado. Esses são os itens mais comuns que os agentes encontram nos imóveis, praias e ruas dos balneários do município.
 
De acordo com os agentes Sebastião Morais e Fátima Rodrigues, atualmente, a população está mais consciente, mas ainda há muito trabalho a ser feito para que uma epidemia não aconteça. "Apesar dos trabalhos de conscientização, ainda encontramos muito lixo com potencial para proliferação. As pessoas estão mais atentas, mas  não podemos nos descuidar", afirmou Sebastião.

De acordo com o agente Sebastião Morais, é comum encontrar casas fechadas, o que dificulta o trabalho da equipe. "A gente encontra muitas casas fechadas, o que dificulta nosso trabalho. No geral, conseguimos fiscalizar e os moradores e turistas nos recebem muito bem, o que facilita para todos os agentes", disse Sebastião.

O aposentado Américo Sertório, que mora em Vitória, frequenta o Pontal do Ipiranga há mais de 10 anos. Para ele, essa ação é muito importante para evitar uma epidemia. "Esse trabalho é a melhor coisa que estão fazendo para combater o mosquito, porque ainda há muitas pessoas que não se importam muito. Aqui em casa sempre deixamos o quintal bem limpo", afirmou o aposentado.

A Secretaria de Saúde alerta que é importante ficar atento aos sintomas como febre alta, dor de cabeça, vômitos, dor atrás dos olhos. O diagnóstico pode ser feito nas unidades de saúde do município.

Medidas de Combate à dengue:

– Não deixar água parada em pneus fora de uso

– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência

– Não deixar a água parada nas calhas da residência

– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada

– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas fechadas

– Vasilhas que servem para animais beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar

– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro – piscinas não utilizadas devem ser desativadas e permanecer sempre secas

– Garrafas ou outros recipientes semelhantes devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo

– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada

– Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada

Informações para a imprensa

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 3372 1853