Central de Vídeo de Linhares é inaugurada e deixa 95% da região urbana do município monitorada

A primeira Central de Videomonitoramento de Linhares foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (19) e deixou 95% da região urbana do município monitorada. A sala, onde ficam os operadores do sistema das 80 câmeras instaladas pelo município, fica dentro da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, no Centro, e já opera auxiliando a vigilância de diversos pontos do município. As câmeras foram instaladas pelo Governo do Estado. Já a central é fruto do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança.

Ao todo, 10 telas de parede e mais 20 telas de mesa divididas em 10 postos de trabalho exibem o que acontece nas ruas em alta definição e com zoom que permite visualização a mil metros de distância. Também é possível controlar os movimentos de cada câmera com a ajuda de 10 joysticks. Os agentes da central trabalharão divididos em 4 equipes que se revezarão a cada 12 horas, cada uma com até 15 profissionais.
Só no primeiro semestre, ainda sem central, as câmeras em funcionamento ajudaram na detenção de 128 pessoas. O objetivo agora é ampliar esse trabalho.

"Linhares vem reduzindo seus índices de violência e criminalidade, principalmente homicídios. Queremos baixar ainda mais esses índices. A tecnologia aliada ao preparo dos servidores que irão operar esses equipamentos busca trazer esse resultado", explicou o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro.

Para o subcomandante do 12º Batalhão da Polícia Militar em Linhares, trata-se de mais uma ferramenta para fortalecer a parceria entre Prefeitura de Linhares e Polícia Militar. "Vai aumentar a qualidade nos atendimentos, porque vamos poder visualizar as ocorrências de forma mais rápida", explicou. A população, autoridades da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Militar e vereadores do município participaram da inauguração.

O prefeito Nozinho Correa comemorou a entrega da Central de Videomonitoramento. "Estamos vivendo uma semana importante de inaugurações e assinaturas de ordem de serviço para a realização de obras importantes para a cidade. O funcionamento da central significa o aumento da sensação de segurança da nossa população. Agora, as imagens captadas pelos equipamentos poderão auxiliar ainda mais o trabalho das polícias Civil e Militar do nosso município", disse Nozinho.

Informações para a imprensa
Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1853 | 3372 1829