Saae amplia sistema de captação e distribuição de água nos balneários

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vem realizando diversas ações para evitar a falta de água nos balneários de Linhares. A autarquia realizou investimentos como a compra de novas bombas, painéis elétricos e tubulações. No Pontal do Ipiranga e Regência, haverá ampliação da capacidade de distribuição de água durante esse período.

Atualmente, o balneário de Pontal conta com serviço de três bombas que distribuem 25 litros de água por segundo cada uma. Essas bombas estão sendo substituídas por três novas bombas que aumentarão a capacidade para 34 litros por segundo cada. Já a vila de Regência conta com o serviço de duas bombas com distribuição de 20 litros por segundo. Com as melhorias os equipamentos passarão a distribuir 27 litros por segundo.  

De acordo com o Saae, durante o verão, a chegada dos turistas e visitantes contribui para um significativo aumento do consumo de água. No Pontal, o consumo aumenta, em média 85%, em Regência é registrado um aumento de 38%. Já na em Povoação o consumo não apresenta diferença.

O técnico de manutenção do Saae, José Carlos Siqueira, disse que as melhorias visam evitar transtornos quanto à distribuição de água durante o verão. "Pontal do Ipiranga não tem problema quanto a captação de água. O que temos aqui, devido ao aumento populacional, é alteração da força de energia elétrica durante o verão e isso faz com que as bombas falhem, ocasionalmente", explicou.

Para o chefe da supervisão de manutenção do Saae, Mauro Menezes de Carvalho, as ações são um avanço para a população. "Os nossos antigos equipamentos já não estavam atendendo de forma confortável, durante o verão, a demanda dos moradores dos balneários", finalizou Mauro.

Informações para a imprensa:
Hiúla Gomes | hiula.gomes@linhares.es.gov.br 
Secom 3372 1853 | 3372 1829