Estudantes do Farias apresentam projeto sobre a diversidade dos povos que formaram o Espírito Santo

Na última sexta-feira (21), os alunos da EMEF Prof. Efigênia Sizenando, no distrito do Farias,  comemoraram o mês da Consciência Negra com festa multiétnica e apresentaram danças, comídias típicas, indumentárias e a arte dos povos que formaram o Espírito Santo. O ponto alto da festa foi a participação de um aluno especial durante apresentação de uma dança típica.

O evento teve como tema "Somos todos iguais" e de acordo com a professora e idealizadora do evento, Verônica Santiago Augusto, a ideia é ampliar o debate sobre as etnias que formaram o Espírito Santo, ao invés de trabalhar somente a consciência negra.

"Durante o ano letivo, trabalhamos muito a consciência negra. Então, com esse projeto resolvemos ampliar um pouco mais o debate e falar um pouco sobre a formação do nosso Estado, que é algo pouco debatido, mas muito importante", disse a professora.

Já que o objetivo é promover uma reflexão mais ampla, a escola alcançou mais do que falar só sobre etnias. O aluno especial Wekisley Ribeiro, que tem deficiência intelectual e baixa visão, recebeu ajuda dos colegas de classe e apresentou uma dança típica. Para ele o momento foi especial. "Eu gostei muito! Meus amigos me ajudaram e eu dancei. Quero participar outras vezes" disse o aluno.

Mesmo com um pouco de dificuldade, o esforço de Wekisley foi recompensado e ele saiu aplaudido pelos outros alunos. Para ele, essa foi uma grande oportunidade para mostrar que em dia de comemoração da diversidade étnica, a escola tem muito mais para comemorar: é um local onde a inclusão existe de fato.

 Informações para a imprensa:

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600