Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa neste sábado (8)

Será neste sábado (8) o primeiro Dia D da campanha contra a Poliomielite e Sarampo. Por isso, as unidades de saúde de Linhares o Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (NAPS) estarão de portas abertas para receber as crianças a partir das 8h. O atendimento será encerrado às 17h.

Durante a semana a vacinação acontece das 7h às 17h nas unidades de saúde e no NAPS. Devem ser vacinadas crianças de 06 meses a 5 anos de idade. É importante ressaltar a importância de levar o cartão de vacina. Nos dias D, camas elásticas, pipoca e algodão-doce farão a alegria da criançada.

Poliomielite

A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000.

Serviço:

Sábado (8)
Horário: 8h às 17h

Durante a semana:
Horário: 7h às 17h

Informações para a imprensa
Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 3372 1853