Escola premia alunos e melhora rendimento dos estudantes em sala de aula

Qual a vantagem em se destacar na escola? Boas notas? Reconhecimento da família e da comunidade escolar? Na EMEF Efigênia Sizenando, no distrito de Farias, essas perguntas são respondidas ao final de cada trimestre, quando os alunos que se dedicaram e ganharam destaque na escola são reconhecidos por seus amigos, professores e familiares.

São duas premiações distintas: desempenho do aluno em sala e na literatura . A primeira avalia os alunos por seu desempenho em sala de aula quando são escolhidos dois alunos por turma. São avaliados três itens: notas, comportamento e participação. Já na literatura, as crianças são avaliadas pelo número de livros lidos e pela produção de textos.

De acordo com a pedagoga Propícia Brito de Carvalho, autora do projeto em conjunto com a coordenadora Rosimara dos Santos Barbosa, o objetivo é reconhecer os méritos e mostrar que a dedicação aos estudos é recompensada.

"A premiação funciona como um incentivo. Mostramos os méritos, os ganhos e o reconhecimento que há nos estudos. No início eles ficaram um pouco assustados, porque para eles essa forma de reconhecimento é nova, mas agora eles já se acostumaram", contou a pedagoga.

Propícia disse ainda que a estratégia tem sido eficiente e a escola já sente a mudança na postura dos alunos. Melhores notas, desempenho, disciplina e companheirismo são alguns fatores que comprovam a eficácia da prática.

"Depois que iniciamos essa prática, já percebemos algumas mudanças na postura dos alunos. O desempenho deles melhorou muito, estão mais disciplinados além de terem diminuído as faltas e, principalmente, as nota vermelhas", contou Propícia.

Se a escola comemora, os pais se orgulham. Durante a premiação, que aconteceu na semana passada, a aluna do 8º ano Nicole Machado Moreira, foi uma dos destaques. Sua mãe, Cilene Fraga Machado, que esteve presente na premiação, se emocionou quando foi chamada para receber, junto com a filha, o prêmio e o certificado.

"Nossa luta é grande, mas a Nicole está honrando nossa família e deixando a gente muito orgulhosa. É muito emocionante ver minha filha se destacando, ainda mais pelo fato de que nossa família é composta por mim, a Nicole e outras duas filhas. Nós todas estamos muito orgulhosas", disse Cilene, que cria as filha sozinha.

Informações para a imprensa

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600