Alunos da rede municipal fazem intercâmbio entre escolas para implementação de horta escolar

Duas escolas distantes uma da outra, em bairros com realidades diferentes, mas com um objetivo em comum: a sustentabilidade. Foi com a ideia de desenvolver um espaço verde, utilizando materiais recicláveis, que os alunos da EMEF Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz, visitaram a horta escolar criada pelos estudantes da EMEF Jerônimo Monteiro que fica no bairro Novo Horizonte. 

A visita foi organizada pelas professoras do 4º ano EMEF da Zeferino Batista Fiorot, Sônia Shippe Fernandes e Merelize Santos Freire. O objetivo do encontro foi realizar um intercâmbio de informações e práticas utilizadas pelas crianças da EMEF Jerônimo Monteiro no processo de construção e manutenção do espaço das hortaliças, mas foi além, como contou a professora Merelize.

"Queremos mostrar aos educandos e à comunidade escolar, a importância de cuidar e valorizar o meio ambiente através de materiais recicláveis e ao mesmo tempo, aprendendo a fazer uma horta onde os alunos também poderão desfrutar de alimentos saudáveis", disse Merelize.

Os materiais que serão utilizados na elaboração da horta são garrafas pet, canos de PVC, caixas de verduras, pneus velhos entre outros itens que iriam para o lixo. A professora Merelize contou que a visita foi importante para mostrar aos alunos como eles poderiam utilizar esses materiais reciclados.

"Foi muito útil porque os alunos puderam ver como nossa horta via ficar. Eles não tinham essa ideia porque nunca viram um trabalho como esse. Agora eles estão ansiosos e empolgados para construir o nosso espaço verde e sustentável", disse Merelize.

Se para os alunos da EMEF Zeferino Batista Fiorot a visita foi boa, para a coordenadora do programa Mais Educação da EMEF Jerônimo Monteiro, Andréia Bissoli, o encontro foi produtivo.
 
"Achei muito bacana essa interação. Acredito que o caminho é esse. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto, pois acredito que as professoras Sonia e Merelize estão  no caminho certo, pois essas crianças estão semeando hoje para colher bons frutos amanhã", pontuou Andréia.

A horta dos alunos da EMEF Zeferino Batista Fiorot será iniciada nas próximas semanas. Atualmente os preparativos estão sendo realizados e logo os alunos poderão desfrutar do prazer de plantar e colher.

Informações para a imprensa: 

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600