Semana Mundial da Alimentação é comemorada com capacitação sobre melhor aproveitamento de alimentos

Em cada cidade brasileira, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) trabalha de acordo com as especificidades locais na busca pela alimentação sadia de sua população. Depois da saída do Brasil do mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU), os Comsea atenuaram o combate à desnutrição e passaram a focar seus esforços na redução do uso de agrotóxicos, na educação alimentar e na redução do desperdício de alimentos.

Com o fenômeno mundial do aumento dos preços dos alimentos, o Comsea de Linhares escolheu para sua Semana da Alimentação o tema "Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta", com foco no aproveitamento integral dos alimentos e na sustentabilidade.

A programação da semana começou no dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), com uma farta mesa de pratos preparados com frutas e verduras sem desperdício de cascas, talos e outras partes.
"É bom saber que podemos fazer coisas gostosas com partes do alimento que a maioria da população joga fora", conta Ana Maria Teodoro, de 49 anos, impressionada com o sabor do Assadinho de Casca de Chuchu, em que foram utilizados também pães amanhecidos.

"Muitas pessoas acham caro fazer dieta e comer bem. Mostramos aqui que é possível comer alimentos saudáveis, saborosos e ainda evitar o desperdício", diz Vanessa Margon, nutricionista do Naps. "Utilizamos os alimentos por inteiro para produzir esses pratos. Por exemplo: Com a parte vermelha da melancia fizemos suco. Com a parte branca, produzimos o Doce de Entrecasca de Melancia".

Já no Centro de Convivência do bairro José Rodrigues Maciel, a Semana da Alimentação seguia com a parceria da Associação de Moradores do bairro, da Associação de Piscicultores do Guaxe (Apiguá) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A proposta foi trabalhar com idosos sobre a qualidade da alimentação e a inserção do peixe no dia a dia das pessoas.

Depois da palestra sobre criação de peixes ministrada por Glaucia Souza, do Incaper, o Senhor Benedito, da Apiguá, mostrou às presentes como tratar a tilápia para aproveitar o máximo do peixe, sem desperdícios.

"Nunca imaginei que seria tão fácil tratar o peixe. É possível aproveitar tudo", contou a costureira Maria José Melo, de 62 anos.

Informações para a imprensa:


Secom | secom@linhares.es.gov.br
3372 1853 | 3372 1923