Linhares inicia segunda etapa do processo de abertura de empresa em 24 horas

A Prefeitura de Linhares, em parceria com a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo – Jucees – e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -Sebrae – está trabalhando para modernizar o processo de abertura de empresas no município. O agente de desenvolvimento, Joel Liberato Santana, coordena a implantação do sistema.

Um consultor do Sebrae está em Linhares nesta sexta (10) para produzir um diagnóstico do que precisa mudar no formato atual para que se torne mais ágil. "Estamos entendendo como funciona a abertura atualmente para sugerir mudanças", explicou o consultor André Vello.

Segundo ele, a Junta Comercial é o agente integrador de um sistema online para abertura de empresas chamado Regime Integrado (Regin 2.0), que também conta com o acesso de órgãos como a Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Federal. Para utilizar o sistema, as prefeituras podem se conveniar gratuitamente, como Linhares já fez.

Por meio dele, para abrir uma empresa, não será mais necessário apresentar os mesmos documentos várias vezes em diversos órgãos, já que os dados cadastrados no sistema entram de forma única e passam a ser compartilhados entre eles. O empreendedor poderá ainda realizar consultas sobre a viabilidade de seu negócio antes de dar entrada com o processo de abertura.

Ainda de acordo com André, a previsão é iniciar a abertura de empresas em 24h no município usando o sistema integrado online no início do próximo ano. "É preciso estar preparado para essa implementação, por isso a consultoria do Sebrae atua no município, auxiliando para o uso eficiente do sistema", afirmou.

Informações para a imprensa

Ramon Luz | Ramon.luz@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1829 | 3372 1853