Mais Educação: Karatê, capoeira e teatro são algumas das atividades praticadas por alunos da escola

Na tarde da última segunda-feira (06), os alunos que participam do programa Mais Educação na EMEF Roberto Calmon, no bairro Aviso, realizaram a 1ª Mostra Cultural com apresentações de karatê, capoeira, teatro e contação de histórias. O evento teve como objetivo exibir os trabalhos realizados pelas 100 crianças que participam das oficinas oferecidas por meio da educação integral e que já tem mudado a realidade na escola e na comunidade.

Escola é lugar de informação, cultura, aprendizado e cidadania. Essa é a base do processo educacional e tem sido trabalhada pela oficinas do Mais Educação. De acordo com o coordenador das oficinas, Danilo Souza Silva, as atividades realizadas com os alunos têm sido efetivas e já é possível perceber várias mudanças.

"Nossos alunos interagem e socializam bastante com as oficinas que oferecemos, e elas têm colaborado para disciplina e relacionamento entre eles e com os professores. Nossas atividades também trabalham com cognitivo, porque nosso objetivo principal é melhorar o desempenho da escola em todos os âmbitos", contou Danilo.

As oficinas oferecidas pelo Mais Educação na EMEF Roberto Calmon são: karatê, hip hop e dança, capoeira, atletismo, vôlei, futebol e oficina de estudo e leitura. Essas atividades têm feito diferença na vida das crianças da comunidade que estudam na escola. Segundo Vinicius Sereno Amorin, aluno em tempo integral, o tempo que ele ficava na rua agora é melhor utilizado para atividades diversas.

"Antes do Mais Educação eu ficava muito na rua. Aí o professor Danilo me falou das oficinas e eu comecei a participar. Agora eu não deixo de participar de nenhuma e não fico mais na rua", contou o aluno. 

Mais Educação

O projeto Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino estadual, municipal e do Distrito Federal fazem a adesão ao programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Informações para a imprensa:

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600