Procon dá dicas de pagamento durante a greve dos bancos

É bom ficar atento! O Procon de Linhares, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, e o Procon-ES orientam clientes e consumidores a encontrarem meios alternativos para pagamentos de contas e outras movimentações financeiras por causa greve dos bancários de todo o país, iniciada na última terça-feira (30).

Mesmo diante de uma greve, os consumidores devem saber que a paralisação não possibilita que o pagamento de suas contas sejam efetuadas com atraso, sem que haja a cobrança de juros e multas.

Portanto, para evitar transtornos ainda maiores como a inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito é necessário tomar algumas precauções.

O diretor do Procon, Alysson Reis, explica que
os consumidores que sabem a data de vencimento de suas contas já podem agendar o pagamento, ou então, utilizar outros canais de atendimento para quitar a dívida como caixa eletrônico, internet, sede da empresa, depósito bancário identificado, lotéricas ou qualquer outra forma disponibilizada.

De acordo com a direção do Procon, uma opção é entrar em contato direto com a empresa responsável para se informar sobre as possibilidades existentes. Se um pagamento estava agendado e não foi debitado na data prevista, incidindo em multas e juros, o consumidor deverá registrar uma reclamação e os bancos deverão arcar com o prejuízo.

Caso o consumidor não consiga quitar o débito, deve documentar as tentativas e registrar uma reclamação junto ao Procon. Os consumidores podem registrar as reclamações pessoalmente no Procon Linhares, localizado na Rua João Calmon 908, Centro, ou através dos telefones 3372-2129 e 3372-1852 (Ouvidoria).

Confira algumas dicas para pagamento:

Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede de Bancos 24 Horas: esses meios possibilitam a realização de depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de talões de cheques, etc.;

Bankfones e internet banking: já nesses canais é possível realizar quase todos os tipos de operações bancárias como consultas de saldo, extratos e investimentos, pagamentos de contas em geral, transferências de recursos (DOC e TED), solicitação de talão de cheques, pedido de empréstimos e recarga de celular;

Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC): essa alternativa permite que os clientes sejam orientados sobre todas as alternativas de pagamento disponíveis

Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos possuem convênios com lotéricas, Correios, supermercados, onde é possível pagar algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem pagamento.

Informações para a imprensa:

Secom | secom@linhares.es.gov.br
3372 1853