Linhares sediou encontro entre MPES e AMUNES sobre transparência e políticas públicas

Linhares sediou durante a última segunda-feira (29), o II Encontro Regional entre o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (AMUNES). O evento, que aconteceu no auditório da UAB, teve participação do procurador-geral de Justiça do Espírito Santo, Eder Pontes da Silva.

O objetivo do encontro é facilitar o processo de implementação de políticas públicas mediante o estreitamento de relação institucional entre o Ministério Público do Espírito Santo e os municípios, trazendo maior eficiência no processo de tomada de decisões e agilidade nas respostas aos problemas evidenciados pela população.

O secretário de gabinete da prefeitura de Linhares, Welio Pompermayer, disse que é uma honra para o município sediar este encontro, que é importante para os mecanismos de transparência e implementação das ações para o benefício do contribuinte.

"No ritmo de crescimento que Linhares se encontra, é imprescindível o desenvolvimento das ferramentas de transparência, porque elas legitimam as ações e as políticas públicas, mas principalmente, elas fazem os serviços chegarem a quem mais precisa de nossa atenção", pontuou Welio.

Dalton Perim, prefeito de Venda Nova do Imigrante e presidente da AMUNES, destacou que, além da transparência, essa reunião é fundamental para discutir pontos do pacto federativo, que regulamenta a relação de estado e municípios com a federação.  Segundo ele, o acordo para unir os estados da federação deixa os municípios em situação delicada quanto ao recursos para as cidades.

"É no município que o cidadão vive e utiliza os serviços, por isso precisamos dessa reunião, para fortalecer as instituições e fazer esse alinhamento entre as gestões municipais e o Ministério Público. O pacto federativo deixa as cidades com dificuldades nas aplicações das políticas públicas, e esse encontro também serve para discutirmos esses pontos que oneram a administração municipal", disse Dalton.

Um momento de reflexão profunda quanto ao papel de Ministério Público junto às prefeituras. Essa foi a síntese do encontro segundo o procurador-geral de Justiça do Espírito Santo, Eder Pontes da Silva, que afirmou ainda que o MPES trabalha para o cidadão e em prol do desenvolvimento das políticas públicas.

"Chegou a hora de articular o estreitamento do diálogo entre o Ministério Público e os municípios. Sabemos das dificuldades que os gestores municipais têm em todo país. Administrar não é fácil, nem para o MP, mas o nosso trabalho é para a sociedade", concluiu o procurador-geral.

O encontro teve ainda diversos debates entorno dos processos de implementações das políticas públicas. Foram discutidos temas das áreas de assistência social, procedimentos licitatórios, educação, saúde e ouvidoria.

Participaram das atividades representantes dos municípios de Santa Leopodinha Santa Teresa, São Roque do Canaã, Itaguaçú, Ibiraçú, Aracruz, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Pancas, Alto Rio Novo, Águia Branca, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Nova Venécia, Boa Esperança, Mantenopólis, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Jaguré, São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário, Pinheiros, Montanha, Ponto Belo e Mucurici. 

Informações para a imprensa:

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600