Alunos do CEIM Agnelo Guimarães expõem artes e batem papo com o escultor França

Arte na escola. É o que literalmente foi feito pelas crianças do Centro Educacional Infantil Municipal (CEIM) Agnelo Guimarães, no Centro. Ao todo, 300 alunos dos turnos vespertino e matutino, de 2 a 5 anos, expuseram os trabalhos artísticos feitos por eles em sala de aula.

A exposição contou com a participação especial do escultor linharense Osvaldo Antônio França, o França, que passou um pouco da sua experiência para os artistas mirins. As obras foram expostas na última quinta (25).

Com a utilização de várias técnicas como recorte e colagem, massa de modelar, mosaico, rasgadura e pintura os alunos fizerem uma releitura das obras de artistas linharenses como França, Luís Natal, Nice Avanza, e também de artistas nacionais como Romero Brito e Tarsila do Amaral.

De acordo com a professora da turma de 5 anos, Maria Vanuza Cipriano, a atividade faz parte do projeto político pedagógico da escola, que tem por objetivo desenvolver as diversas habilidades da criança e trabalhar com todas as áreas do conhecimento.
Ela comentou sobre a alegria dos alunos ao vivenciarem o contato com a arte.

"Elas ficam totalmente eufóricas, se envolvem, se dedicam e procuram dar o melhor de si. Elas querem fazer com todo carinho para ver o resultado final. Desde cedo, a gente já percebe que eles têm uma preocupação com o senso estético para obter uma obra bonita", explicou a professora. 

Já o escultor França relata a felicidade que é trabalhar com crianças. "Quando trabalho com crianças eu também volto a ser criança, uma vez que eles não têm maldade e são totalmente inocentes. Para mim, eles são como anjos do céu, e quando recebo os aplausos eu fico maravilhado porque sei o quanto é sincero já que elas não mentem", disse, alegre, França.

Informações para a imprensa

Hiúla Gomes | hiula.silva@linhares.es.gov.br
Secom  3372 1829 | 3372 1583