Prefeitura de Linhares realiza dragagem em rio no distrito de São Rafael

A comunidade de São Rafael, a 56 km da sede do município, convive com um rio de mesmo nome que passa bem ao lado da casa de vários moradores. Sempre que chove, o nível do rio sobe, provocando alagamentos. Para evitar que isso continue a acontecer, a Prefeitura de Linhares trabalha na dragagem do córrego desde a última quinta-feira (18).

A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento com a devida orientação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mais de 2 km do leito do rio serão limpos com a ajuda de uma escavadeira até o fim desta semana.

Para o mecânico, Marcelo Venturin, de 24 anos, o desassoreamento veio no momento certo. "Nasci aqui e sempre que chove alaga tudo. No fim do ano passado a água bateu na coxa. Essa é a hora certa de realizar esse serviço, antes da época chuvosa", conta. Ainda segundo ele, o desassoreamento deve ser eficaz contra os alagamentos. "A água vai descer com mais rapidez, liberando o curso do rio e evitando que suba muito quando chover", explica.

Moradora de São Rafael há 11 anos, Valquíria Bolsanelo Garabelli, já perdeu móveis e eletrodomésticos nas cheias do rio várias vezes. "Na primeira chuva que eu presenciei já morando em São Rafael, a água entrou na minha casa, alagou tudo e perdi meus móveis. Depois disso a situação só foi se repetindo. Todo fim de ano alaga e eu moro bem do lado do rio", afirma. "Infelizmente tem muita madeira dentro do rio atrapalhando. Muita gente joga lixo. A limpeza do rio vai ser ótima para toda a comunidade. Vai ajudar demais", diz.

O artigo segundo da Instrução Normativa número 13, de 1º de dezembro de 2007, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iema, libera de licenciamento as atividades de limpeza e desassoreamento de rios, córregos e canais com largura de até 5 metros.

Informações para a imprensa:


Ramon Luz | ramon.luz@linhaes.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9715 5346