Juntos na Escola: rede municipal de educação inicia trabalho inovador de educação no trânsito

Bons hábitos começam na infância. Visando adultos mais conscientes, as escolas da rede municipal de educação participam do programa "Juntos na Escola", um trabalho diferenciado sobre conscientização no trânsito com vídeos, livros e uma abordagem mais prática.

Todo o material foi produzido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e tem agradado aos professores e alunos pela praticidade e importância. O trabalho faz parte da Semana Nacional de Trânsito.

O editor do material produzido para o Detran, Celson Alves Mariano, esteve em Linhares para apresentar e explicar a dinâmica de trabalho aos professores das escolas municipais. Ele afirmou que o grande trunfo é a nova abordagem para a educação no trânsito.

"Nosso objetivo não é falar de leis, artigos de trânsito e afins. A ideia principal é conscientizar as crianças sobre os riscos que existem no trânsito cotidiano, como por exemplo, ao atravessar a faixa de pedestre, falar ao telefone enquanto anda na rua entre outras situações que podem expor o pedestre a uma situação de risco", disse Celso.

A promotora de trânsito do município de Linhares, Paula Fernanda Almeida Pazolini, falou sobre a importância dos pedestres terem conhecimento sobre as boas práticas no trânsito e evitarem situações de riso.

"Todos fazemos partes da mobilidade urbana: motoristas, ciclistas e pedestres. Um pedestre pode ser multado se ele causar acidentes ou atravessar fora da faixa. Por isso é tão importante essa ação, porque com consciência podemos melhorar o trânsito", disse a promotora. 

Em sala de aula, as práticas são efetivas

A nova abordagem agradou aos professores e alunos. A professora do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Aparecida Lavagnoli, Carla Cristina Chaves, já começou a utilizar os materiais e aprovou a nova forma de conscientizar as crianças.

"As crianças estão gostando muito. É preciso criar essa consciência sobre os riscos que há no trânsito, saber se cuidar e, consequentemente, quando for adulto, saber cuidar do bem estar do outro", disse a professora.

Ana Júlia, aluna da professora Carla, em pouco tempo já aprendeu e afirmou ainda que o mais importante é ter segurança. "A gente sempre quer estar seguro e anda na faixa faz com que os carros respeitem mais o nosso espaço", contou a aluna do 4º ano.

Informações para a imprensa:

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600